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segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Meio Ambiente e Cooperativismo

http://www.projetosedjanegomes.gigafoto.com.brPromovendo a Conscientização

A escola é o espaço tradicionalmente indicado para a promoção de discussões e aprendizagens de temas atuais e urgentes. A problemática ambiental estabelecida no planeta exige um tratamento de conceitos, atitudes e valores pertinentes à formação de uma consciência ecológica cooperativa.
PCN em Ação: Meio Ambiente (2005:p.137), reflete que “O conhecimento é elemento necessário para se adquirir uma compreensão essencial do meio ambiental global, dos problemas que estão a ele interligados e da responsabilidade de cada um diante dessas questões”. Na busca de promover ações cooperativas de envolvimento do aluno com o conhecimento, para que ele possa adquirir a compreensão necessária dos problemas e necessidades ambientais que precisam da cooperação de cada um é que se realiza um trabalho pedagógico que possibilita a tomada de decisões e análise crítica da real situação do ambiente local e global.

O Conhecimento Viabilizando a Mudança de Comportamento

O conhecimento da realidade local e global por meio da cooperação a cerca das questões ambientais promovem a sensibilização do ser humano e o desperta para a mudança de atitudes, fazendo-o adquirir hábitos ecologicamente corretos e desenvolvendo um comportamento de ser preocupado com os problemas causados pelo homem na utilização de recursos naturais, na produção e destino de resíduos, na produção de gases, no desmatamento e ameaças à biodiversidade.
Nesse sentido, a escola tem papel fundamental quando incentiva o educando, em cooperação, a investigar sobre problemas ambientais em seu município, em sua região, quando promove debates, palestras, atividades cooperativas a cerca desses problemas e desperta-lhe o interesse em participar de passeatas, campanhas, mudando assim, seu comportamento a favor do ambiente.

O Desenvolvimento de Competências Necessárias a uma Vida Sustentável

As mudanças de atitudes são lentas. Elas acontecem à medida que o educando incorpora conceitos, atitudes, valores e procedimentos, tornando-se um ser solidário, cooperativo, participativo, preocupado com o coletivo.
À medida que o educando se conscientiza do seu papel, como multiplicador e transformador, desenvolve em si competências necessárias a uma vida sustentável, acredita em crescimento desvinculado do consumismo, reconhece-se como ser responsável pelo meio e compreende a ecologia como algo além da flora e da fauna, mas presente nas relações sócio-culturais, nas interações do homem com os outros seres.

Um comentário:

Unknown disse...

Adorei seu blog. Simplesmente fantástico. Tem um formato extremamente rico de detalhes, de conteúdo, com um visual bastante atrativo para a juventude que, via de regra, não costuma ler muito. Além disso, chama toda a comunidade para o engajamento pela preservação do meio ambiente.
Parabéns!